Edital

EDITAL DA QUINTA EDIÇÃO DA BELA BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA - BRASIL E FINLÂNDIA 2021SUSTENTABILIDADE: A NATUREZA NA ARTE

DO OBJETO

I) A Bela Bienal de Arte de Arte Contemporânea na sua quinta edição será descrita neste Edital e por este instrumento.

II) A Bela Bienal de Arte Contemporânea Brasil e Finlândia é um evento cultural organizado pelas seguintes instituições: AVA Galleria, Projeto Arte Vida Arte e Espaço Cultural Marilene Carvalho. Conta com apoio dos seguintes espaços e entidades: The Cable Factory (Finlândia), Centro Cultural Correios (Rio de Janeiro), Espaço Cultural Correios (Niterói), Casa França Brasil (Rio de Janeiro) e Clube Militar do Rio de Janeiro.

III) A Bienal tem como principal objetivo criar intercâmbio entre as culturas europeia e latino-americana de arte contemporânea, promovendo, incentivando e divulgando a produção de expressões artísticas nas artes plásticas, nas categorias de pintura, desenho, gravura, arte digital, fotografia, escultura, street art, instalação e objeto tridimensional.

IV) O projeto tem também como objetivo enaltecer a importância da preservação da natureza e do meio ambiente, sendo esse o tema da mostra.

V) O objeto do presente Edital não está restrito somente a artistas brasileiros, mas também a todo artista europeu e latino-americano. O objetivo do presente Edital é abranger a maior quantidade de artistas latino-americanos e europeus, não somente limitando-se àqueles que vivem no Brasil ou na Finlândia.

DA SELEÇÃO

VI) A BELA Bienal edição 2021 contará com curadoria europeia e latino-americana, destacada no mundo das artes, escolhida pelos organizadores e equipe curatorial.

VII) A seleção das obras dar-se-á pela Comissão Julgadora, especialmente constituída para esse fim e composta por pessoas ligadas às artes plásticas, com amplo conhecimento das artes visuais.

VIII) Para inscrever-se, os artistas deverão preencher a ficha de inscrição e enviar imagens de até 3 (três) obras, por e-mail. Sendo aprovado, o artista terá até o final de agosto de 2021 para enviar a imagem da(s) obra(s) definitiva (s), que serão utilizadas no Catálogo Oficial do evento que será on-line.

IX) O tema que corresponde a esta Bienal é Natureza/Meio ambiente, e a(s) obra(s) submetida(s) deverá(o) justificar esse tema em sua composição. Ao ser selecionado, o artista deverá enviar um texto conceitual sobre o seu trabalho.

Parágrafo único - Artistas que participaram das edições anteriores estão automaticamente aprovados para a quinta edição da Bela Bienal em 2021.

DAS CATEGORIAS

X) Podem ser inscritas na Bela Bienal 2021 obras que se enquadrem em uma das categorias definidas no artigo 3º e produzidas por artistas maiores de 18 anos, completados até a data limite da inscrição. Cada artista poderá se inscrever em uma ou mais categorias com no máximo 03 (três) obras em cada categoria, desde que se enquadrem neste Edital e sejam de sua exclusiva autoria e propriedade.

XI) O tamanho das obras, condição indispensável para a participação nas exposições, deverá seguir as seguintes medidas máximas:

a) Pintura/desenho: até 1,20 metro de altura por 1,20 metros de largura, e duas obras de 60 x 40 cm;

b) Esculturas e objetos tridimensionais: 2 metros de altura, 1 metro de largura e peso não superior a 30 Kg.

c) As fotos, artes digitais e gravuras devem atender aos critérios de medidas em escala de 0,60 cm x 0,40cm, ou ainda telas quadradas, desde que não ultrapassem a medida de 100 cm x 100 cm.

d) As fotos, artes digital e gravuras devem atender aos critérios de medidas em escala de 0,60 cm x 0,40cm, ou ainda telas quadradas, desde que não ultrapassem a medida de 100 cm x 100 cm.

DOS PRÊMIOS

XII) A BELA Bienal edição 2021 concederá três premiações, que serão:

  • 1º lugar: Exposição individual na Finlândia.
  • 2º lugar: Participação em exposição no Brasil
  • 3º lugar: Prêmio aquisição no valor de 500 € (quinhentos euros)

DAS INSCRIÇÕES

XIII) As inscrições estarão abertas até 30 de agosto de 2021. A comunicação de seleção das obras será feita pela curadoria do evento por e-mail. Os artistas selecionados participarão de uma exposição virtual que será lançada a partir de setembro de 2021. A Bienal contará com uma exposição no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro e de Niterói, de novembro de 2021 até janeiro de 2022, e contará também com uma exposição de 06 (seis) meses no Città Office Mall na Barra da Tijuca.

XIV) Ao inscrever-se, o artista estará, de forma automática, concordando com os termos e condições do presente Edital na sua totalidade, inclusive, no caso de seleção, e/ou premiação, autorizando o uso dos direitos autorais às entidades promovedoras, para inserção em ações comerciais e outras ações do interesse dos patrocinadores do projeto.

XV) Sendo aprovado na seleção para a mostra, o artista deverá enviar até dia 31 de agosto de 2021 a(s) foto(s) da(s) obra(s) e uma foto do artista, ambas com resolução de 300 DPI, além de um texto curatorial sobre seu trabalho, com até 10 linhas, em português e inglês.

Parágrafo primeiro - Sendo aprovado na seleção para a mostra, o artista deverá investir o valor de 1.600,00 (mil e seiscentos reais), referente às despesas de participação no Catálogo on-line e representação nacional por 06 (seis) meses, valor esse que poderá ser pago parcelado em até 06 (seis) vezes de R$290,00 (duzentos e noventa reais).

Parágrafo segundo - O artista selecionado participará do projeto social “Arte Vida Arte”, que ajuda crianças carentes através da arte, e terá uma página no site do projeto, com obras para venda, e comissão destinada diretamente para ajuda a essas crianças e suas famílias. Além disso, terá representação nacional por 06 (seis) meses.

DISPOSIÇÕES FINAIS

A Comissão Organizadora poderá divulgar o evento para o público por quaisquer meios e formas: livros, catálogos, folders, cartazes, mídias sociais, exposições, revistas, rádio, jornal ou televisão.

XVI) Todos os participantes deverão declarar o valor estimado de cada obra no momento da inscrição, em formulário próprio. Em caso de interesse de comercialização das obras, o artista receberá 70% do valor declarado para venda.

XVII) As obras não adquiridas poderão, caso deseje o artista, serem doadas para o acervo do espaço Cultural dos Correios ou poderá o artista doar diretamente para o projeto Social Arte Vida Arte.

XVIII) Os vencedores receberão seus prêmios em evento no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, em data a ser confirmada e informada 30 dias antes de sua realização, por meio de envio de convite para premiados e convidados.

AVA Galleria Pohjoinen Rautatiekatu 17 B 8
00100 Helsinki - Finland
+55 21 98667-3880 whatsapp
+358 400765576

> Clique aqui para fazer a sua inscrição